Temos neste livro todo um manancial de ensinamentos acerca dos detalhes, muitas vezes relegados a um segundo plano, da convivência pré e pós-Matrimônial entre pretendentes e esposos, bem como ao comportamento que devem apresentar os casais para contribuir a fim de que os lares se santifiquem e as graças se multipliquem em novas almas para povoar o céu. Mas não se trata aqui de um catecismo, a exemplo do famoso Catecismo do Matrimônio, do Rev. Pe. Joseph Hoppenot, em que pese as almas tirarem muito bom proveito de obras desta lavra. Trata-se, porém, de uma sequência de capítulos sucintos, permeados de histórias e ensinamentos que são tirados do quotidiano da vida conjugal, postos à luz da Doutrina Católica nos escritos dos Santos Padres (até Pio XII) e tomando por base a sólida Moral Cristã, que deve nortear qualquer vocação matrimonial.
Ousamos afirmar que este livro se insere num círculo muito reduzido de obras valiosas acerca do Matrimônio, e a seguir damos os motivos: foi escrito por um sacerdote missionário, que nele infundiu toda a sua experiência junto aos fiéis brasileiros dos meados do século passado (ou seja, do princípio da revolução moral que hoje assola o país); seus capítulos são reduzidos, a fim de tornar a leitura objetiva e condizente com o tempo escasso dos que vivem no mundo secular; impera nesta obra o bom senso de um sacerdote experiente, que julga de forma equilibrada diversos casos e problemáticas inerentes ao tema, sem pieguismo ou relaxamento; é, enfim, uma das poucas obras que trata da intimidade conjugal e de seus limites sem desconversar ou partir de idealismos.
Sem sombra de dúvidas, os fiéis terão nesta obra uma referência fundamental para boas mudanças morais, mais do que necessárias frente ao Liberalismo que grassa em nosso país.
*
O Autor
Famoso Missionário Redentorista, o Rev. Pe. Geraldo Pires de Sousa (1885 - 1969) é aclamado como um dos mais lúcidos e profundos oradores católicos do país.
Além de difundir a Sã Doutrina por meio de intensas palestras, também o Pe. Geraldo desenvolveu seu apostolado, até meados do século XX, mediante a publicação de inúmeras obras, como As Três Chamas do Lar, As Bem-Aventuranças de uma Casa e Perante a Moça, em geral títulos de educação religiosa acerca do sagrado laço do Matrimônio. Até hoje sua fama de exímio escritor permanece na Tradição Católica.