Non multa, sed multun... - Não muito, mas sempre...
Os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, constantes no Seu Santo Evangelho, são concisos, simples e práticos, de modo que as turbas podiam facilmente conservá-los de memória.
Que riqueza de doutrina naquelas parábolas tomadas dos fatos naturais ou da vida comum das populações da Palestina no tempo de então.
Vede aquela da semente de mostarda: "O Reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem semeou no seu campo; o qual é a mais pequena das sementes [das plantas cultiváveis], mas tendo crescido, é a maior das hortaliças [da terra santa], e ergue-se como uma árvore, onde as aves do céu vêm e habitam sobre seus ramos" (São Mateus 13, 31-32).
Eis uma verdadeira comparação deste livreto.
Aquele que semear em sua alma os conselhos nele contidos e os cultivar com cuidado e amor, vê-los-á transformarem-se em árvores de virtudes sólidas, que não são de simples aparência, as quais edificarão aos outros fiéis.
Em nosso inautorizado entender, quem observar fielmente estas Orientações, fará bem todas as coisas, poderá atingir à perfeição cristã nesta vida e alcançar a glória eterna na outra.
Tolle et lege.
São Paulo, 24 de Maio de 1930 - Festa de Nossa Senhora Auxiliadora
Comdor. T. Mondim Pestana - I. C. T.
(Trecho do Prefácio da obra)
Uma seleção de máximas e de orações das mais simples e eficazes, estas Orientações... constituem um precioso manual de uso diário que auxiliam o fiel a conduzir-se com honestidade e bondade em termos de moral, religião e vida secular, tornando seu quotidiano um reflexo da vida dos santos, qual seja viver em conformidade com o desejo de Nosso Senhor.
Prefácio
Orientações para a alma que quer ser perfeita
Orientações quotidianas para a alma que quer ser perfeita